Selûne é uma divindade atenciosa, mística e serena. Ela é calma e tranqüila, e geralmente tem uma aparência entristecida, graças a eventos muito antigos. Em contraste ao seu comportamento padrão, reluzem as batalhas ferozes que ela trava com sua arquiinimiga, Shar, que atravessam os céus e outros planos. Selûne assume muitas formas, refletindo as fases da própria lua. Ela é tolerante com a maioria dos seres.
As igrejas de Selûne são formadas por diversas congregações de adoradores, que incluem marinheiros, licantropos, místicos e conjuradoras (nunca conjuradores). Apesar das diferenças entre os fiéis e suas igrejas, todos são amigáveis e obsequiosos entre si. A aparência dos templos de Selûne varia conforme seus freqüentadores, desde pequenos santuários em áreas selvagens até edifícios tão grandes quanto mansões, com o teto aberto para os céus. Os templos realizam adivinhações, enfrentam licantropos malignos, oferecem cura com generosidade e pregam a auto-suficiência e a humanidade.
Os clérigos de Selûne rezam por suas magias à noite, em direção a lua. Embora a maioria dos rituais da religião seja individual e geralmente envolva dança e oferendas de vinho ou leite, todos os clérigos festejam a Conjuração da Segunda Lua e o Mistério da Noite. A Conjuração acontece durante o Encontro de Escudos. Ela convoca as Centelhas, que são planetárias de cabelo azul a serviço da deusa, para seguir as ordens do clero (quase sempre combater os lacaios de Shar); no final da cerimônia, um dos clérigos une-se às fileiras de Centelhas. O Mistério da Noite acontece anualmente. Durante sua realização, os clérigos flutuam a grandes alturas para comungar com a divindade enquanto permanecem em transe. Os adoradores de Selûne costumam adquirir níveis de bardo ou feiticeiro.
História e Relacionamento: Da essência primordial do mundo e do firmamento, aglutinaram-se duas deusas gêmeas que se complementaram como luz e trevas. Juntas, elas criaram o mundo e os outros corpos celestes, preenchendo-os com vida. Então, as duas gêmeas guerrearam para controlar o destino da sua criação; desse confronto, nasceram às divindades originais da magia, da guerra, da doença, do assassinato, da morte, entre outras. Com o tempo, o conflito atingiu um equilíbrio, mas Selûne, a deusa da luz, continua tentando erradicar os planos de sua irmã maligna, Shar. Os demais inimigos da Donzela da Lua são Umberlee e Mask, mas ela tem muitos aliados entre as divindades da sorte, luz, magia, beleza, tempo e alegria. Foi Selûne quem concedeu a divindade à Mystra durante a Grande Catástrofe em um ritual envolvendo “os escolhidos das estrelas”.
Dogma: Permita que todos os voluntários atingidos pela luz de Selûne sejam bem-vindos. A vida é similar a lua prateada, que cresce e míngua. Confie no brilho de Selûne e saiba que todo o amor vivente abaixo de sua luz receberá sua benção. Vire-se para a lua e ela será sua verdadeira guia. Promova a aceitação e a tolerância. Trate todos os seres como iguais. Ajude aos Selûnitas como se fossem seus amigos mais queridos.
Símbolo: Par de olhos femininos, rodeados por sete estrelas prateadas.
Tendência: CB (Caótico e Bom).
Aspectos: Lua, estrelas, navegação, navegadores, peregrinos, missionários, licantropos bons e neutros.
Domínios: Caos, Bem, Lua, Proteção, Viagem.
Arma Predileta: Maça pesada “A Varinha das Quatro Luas”.
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