Shar é uma criatura perversa e distorcida, composta de ódio,
inveja e maldade. Ela pode enxergar todas as pessoas, objetos e ações
executadas na escuridão e controla o sofrimento oculto, mas ainda não perdoado,
a amargura cuidadosamente alimentada e a vingança silenciosa por antigas ofensas.
Ela despende grande parte de sua energia combatendo sua velha inimiga, Selûne,
em uma guerra mais antiga que o registro do tempo.
Ela é a criadora da
Trama de Sombras.
A igreja de Shar é
formada de células independentes, com líderes fortes e autoritários. Todas as células
de determinada região são supervisionadas por um sacerdote superior. Os membros
do clero rejubilam-se com segredos, usando-os para vincular a todos numa
comunidade leal. Seus objetivos são práticos: elevar o poder do sacerdócio e a
quantidade de adoradores de Shar, enquanto evitam a oposição direta de outras
religiões (exceto Selûne). O clero de Shar atua para arruinar governos,
oferecer o apoio da igreja aos vingadores, organizar cabalas secretas e fundar
cultos falsos para auxiliar em seus objetivos.
Os clérigos de Shar
rezam por suas magias á noite. Eles não têm dias santos gerais, exceto pela Ascensão
das Trevas, que ocorre no Banquete da lua e envolve o sacrifício de sangue e
revelação, pelos clérigos mais velhos, dos planos da igreja para o ano subseqüente.
Uma vez a cada dezena, no mínimo, o clérigo deve participar do Cair da Noite,
uma celebração dançante e festiva realizada ao anoitecer, seguida por pequenos
atos de perversidade que o clérigo relata aos seus superiores. Os clérigos de
Shar costumam adquirir níveis de ladino. A divindade tem uma ordem de elite de
monges/ feiticeiros ao seu serviço, que utiliza o poder da Trama das Sombras.
História e
Relacionamento: Shar é a irmã maligna de Selûne. Ela confronta sua irmã
desde quando foi criada. Esse conflito primordial resultou na criação de muitas
divindades. Em vez de enfrentar abertamente os outros deuses, Shar tenta
adquirir poder convertendo os adoradores mortais para sua fé. No entanto,
devido á sua natureza obscura, ela se opõe aos poderes da luz, ao espalhafatoso
Shaundakul e á própria irmã. Seu único aliado freqüente é Talona, que serve a
Shar esporadicamente para evitar as depredações de Loviatar.
Dogma: Revele os
segredos apenas aos seus companheiros de fé. Nunca se apegue á esperança ou
credite em promessas de sucesso. Apague a luz da lua ( os agentes e itens de
Selûne) sempre que encontre-la e esconda-se quando não for capaz de fazê-lo. A
escuridão é um momento para agir, não esperar. É proibido almejar mais do que
seu destino que a vida lhe reservou ou planejar o futuro sem a supervisão
direta dos servos da deusa negra. Relacionar-se com fiéis de divindades
bondosas é um pecado, exceto para negociar ou corrompê-los em suas próprias
crenças. Obedeça ao sacerdote de posto mais elevado, a não ser que isso causa
sua própria morte.
Símbolo: Disco
preto com uma borda púrpura escura.
Tendência: Neutro
e Mal.
Aspectos: Escuridão,
noite, perda, esquecimento, segredos não revelados, cavernas, masmorras, o
Subterrâneo.
Domínios: Caverna,
Escuridão, Mal, Conhecimento.
Arma
Predileta: Chakram
“ O Disco da Noite”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário