Gond é uma divindade motivada e ativa, fascinada em
transformar o teórico em
real. Ele costuma ficar tão concentrado em seu projeto atual
que não percebe as conseqüências a longo prazo ou as implicações do seu uso. Ele
pressiona Oghma a permitir a existência de novas invenções na superfície de
Regna e geralmente faz acordos sombrios (pagos com promessa de futuras
mercadorias ou favores) para obter os materiais estranhos que necessita em seus
projetos. A igreja aceita pessoas de qualquer tendência, desde que estejam
interessados nos trabalhos de artífice ou ofícios, o mesmo vale para seus clérigos.
Os sacerdotes de Gond são desencorajados a se estabelecer num local e viajam
muito para descobrir invenções em outras regiões. Muitos se sustentam com a
venda de itens de alta qualidade como sinos, lentes, relógios e afins, enquanto
outros trabalham como engenheiros e artesãos. Os clérigos peregrinos acumulam
mercadorias, investem em artesãos promissores e adquirem amostras das novas
invenções que encontram. Dizem que os templos de Gond são conectados por
portais, permitindo que compartilhem informações e materiais com facilidade.
Os clérigos de Gond
rezam por suas magias ao amanhecer, antes do café da manhã. Seu único festival
religioso é o Ippensheir, que acontece vinte dias depois do festival do
plantio. Nessa época, eles exibem suas novas invenções, trocam inovações,
festejam e bebem. Um dos rituais mais estranhos ocorre quando descobrem uma
nova invenção. O clérigo inventor é encarregado de criar duas cópias: uma para
ser guardada no templo e outra para ser esmagada e queimada como oferenda a
Gond. Alguns clérigos de Gond adquirem níveis de ladino, apenas devido ao
interesse por fechaduras e outros instrumentos pequenos.
História e
Relacionamento: Gond é uma divindade enigmática. Ele serve a Oghma, mas é tão
independente de seu superior que muitos esquecem essa relação. Ele é aliado de
Lathander, Oghma, Waukeen e Tempus, já que suas invenções se relacionam
diretamente com a criatividade, conhecimento, lucro e guerra. Seu único inimigo
de verdade é Talos, cuja destruição insensata não só ameaça as invenções de
Gond, como também seu domínio sobre instrumentos de guerra.
Dogma: As ações importam. As intenções e os pensamentos são válidos,
mas o importante é o resultado. O
discurso não lhe pertence – os servidores de Gond representam a ação. Crie
coisas novas, que funcionem. Torne-se capaz em algum ofício e pratique a
reprodução de instrumentos até que consiga criar mecanismos adequados a
qualquer situação. Questione e desafie o desconhecido como novos dispositivos.
As novas invenções devem ser elegantes e úteis. Promova experiências e inovações
e estimule essas virtudes nos demais. Registre suas conquistas, idéias e
mecanismos, para que outros sejam capazes de seguir seu trabalho e aprimorar
suas descobertas.
Símbolo: Um dente
de engrenagem feito de metal, osso ou madeira, com quatro travas.
Tendência:
Neutro.
Aspectos: Artífices,
ofícios, construção, ferreiros.
Domínios: Ofícios,
Terra, Fogo, Conhecimento, Metal, Planejamento.
Arma
Predileta: Martelo de Guerra (Mestre Artífice)
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