domingo, 20 de maio de 2012

Criação de Personagem


Quando se cria um personagem de D&D é bom seguir algumas dicas para que depois não sinta que o personagem ou ficou fraco, ou sem sentido. Para melhorar a vida de vocês, resolvi dar uma explicação de como será a criação dos personagens para a TOK.
Rolagem de Atributos:
 Primeiro deve-se ter em mente que são seis atributos, para que servem e no que lhe vão ajudar.
-Força(For): serve para rolagem de dano, modificador de perícias como saltar, o quanto de carga seu personagem carrega, serve também para rolagem de acerto corpo a corpo, testes resistidos.
-Destreza(Des): serve para rolagem de acerto a distância, teste de resistência de reflexos, CA, perícias como acrobacia, testes resistidos.
-Constituição(Cons): serve para pontos de vida, teste de resistência de fortitude, perícias como concentração, serve também para definir tempo que se pode prender a respiração e ficar exposto a algumas condições climáticas.
-Inteligência(Int): Serve para definir perícias diárias, máximo de níveis de magias arcanas, magias arcanas adicionais, perícias como conhecimento, define quantas línguas adicionais o personagem fala no início do jogo e sua capacidade de compreender informações.
-Sabedoria(Sab): Serve para o teste de resistência de vontade, máximo de níveis de magias divinas, magias adicionais divinas, perícias como observar, demonstra a capacidade de armazenamento de informações que o personagem possui.
-Carisma(Car): Serve para definir o quanto o personagem é bonito e auto confiante, máximo de magias conjuradas por personagens místicos baseados neste atributo, perícias como atuação, o quão comunicativo o personagem é.

Agora que os atributos foram explicados, podemos saber que estes atributos vão de 3 a 18 na criação de personagem, após isso não há limite para estes atributos. Para identificarmos os bônus que eles concedem em nossas rolagens, perícias e muitos outros, há tabelas no livro do jogador. No primeiro momento da criação do personagem nos selecionamos cinco dados de seis lados ( D6) e os rolamos uma vez para cada atributo. Para cada uma destas rolagens, lançamos os cindo D6 sendo que os dois menores resultados de cada rolagem são desconsiderados assim somando apenas os três maiores resultados. Depois de feito o processo para cada um dos seis atributos, repetimos as rolagens dos dois atributos mais baixos. Conseguindo resultados maiores, eles são substituídos. Refazemos todo o processo como se fossemos fazer outro personagem e no fim selecionamos o melhor conjunto de atributos. Em seguida, somamos a pontuação toda e podemos distribuir da forma que desejarmos entre os seis atributos sempre se lembrando do mínimo de 3 e o máximo de 18 iniciais. Se na somatória dos atrinutos o jogador não tiver um mínimo de 90 pontos, sua rolagem é substituída e ele passa a possuir 90 pontos totais para distribuir em seus atributos.
Exemplo:
  Sanchez no sábado me torrou muito a paciência e permiti que ele rolasse os atributos para ele planejar sua planilha. Os resultados da primeira rolagem foram: 16;14;13;18;11;13 a segunda rolagem ele tirou 11;17;15;18;12;17. Repetindo os dois resultados menores, ele obteve um 15 e um 17 que substituíram o 11 e o 12 da segunda rolagem. No fim ele ficou com 15,17,15,18,17,17 somando 99 pontos.
Decidindo entre Raça, Classe, Tendência e Classe de Prestígio:
 Esta é considerada a parte mais difícil por muitos jogadores, pois envolve a decisão de vários fatores do personagem. Para facilitar primeiro devemos identificar o que queremos do nosso personagem, sua motivação como quer seu comportamento. Um exemplo seria decidirmos agora que gostaria de jogar com uma espécie de cavaleiro da távola redonda, que seja leal e que seja um grande lutador. Sua motivação seria a proteção de seu reino e a expansão da glória e da honra de suas palavras. Feito esta escolha, agora vou ver qual raça possui estas características lembrando sempre que este modo não é regra, mas sim um facilitador. A raça que mais se assemelha a lealdade e proteção são os anões. Fazemos agora a mesma coisa com a classe, como paladino se encaixa perfeito, mas por razões pessoais muitos jogadores não gostam de paladino, vamos escolher guerreiro. Como classe de prestígio foi escolhida a protetor do grande reino, uma classe considerada orgulho dos anões. No fim, temos um anão Leal e neutro com os primeiros cinco níveis de guerreiro e os outros oito de protetor do grande reino.
Outra forma interessante é escolher um personagem de alguma história que goste e procurar o que se assemelha com ele no D&D. Um exemplo seria o Beowulf, um humano das terras do norte com tendência caótico e neutro pertencente a classe bárbaro. Daí em diante é decidido a classe de prestígio de acordo com o que o jogador que do futuro de seu personagem, no meu caso, eu escolheria bárbaro frenético, pois Beowulf fica cego em sua batalha assim que esta começa. Agora seria escolher um nome e bolar uma história.
Tesouros Iniciais:
  Bem, os tesouros iniciais são para tudo, ou seja, darei uma quantia de ouro inicial e os jogadores terão que procurar no livro todos os equipamentos que vão portar, comprá-los e anotá-los devidamente. O montante de ouro inicial para cada personagem será de 45.000 PO. Todos os itens que serão escolhidos passarão por aprovação quando me mostrarem suas planilhas. Qualquer item mágico que queiram comprar e não acharam no livro como fazê-lo ou qualquer dúvida podem me perguntar.
Bônus:
  Bem todas as etapas anteriores são simples pois possuem todas as informações no livro e em tabelas então fica extremamente simples montar. No final da criação do personagem de vocês, eu gostaria que escrevessem uma história, ou seja, um prelúdio do personagem de vocês. Neste prelúdio não será necessário que criem reinos ou figuras importantes ou até mesmo a qual família/clã/casa vocês pertencem, porém se quiserem fazê-lo, acharei ótimo. De acordo com o que fizerem em seus prelúdios eu darei bônus em alguma coisa para vocês. Estes bônus podem ser qualquer coisa, mas serão sempre algo para favorecê-los e mais uma coisa para dar uma desvantagem.

Bem, tendo tudo isso em mente, presumo que será fácil a criação dos personagens de vocês, qualquer dúvida podem perguntar! 

3 comentários:

  1. A Paula empolgou com a rolagem do Sanchez e aproveitou para rolar também. O resultado final foi: 18,15,18,17,18,17 = 103 pontos. UM ABSURDO! Barrando esta rolagem apenas o primeiro anão que o Lahar fez no D&D!

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  2. OBS: Paulo, hoje você também não me escapa! auhauhauhauah

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  3. Aeeeeew \o/ Vem pra cá cedo então tratante!

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