Quando se cria um personagem de D&D é bom seguir algumas
dicas para que depois não sinta que o personagem ou ficou fraco, ou sem
sentido. Para melhorar a vida de vocês, resolvi dar uma explicação de como será
a criação dos personagens para a TOK.
Rolagem de Atributos:
Primeiro deve-se ter
em mente que são seis atributos, para que servem e no que lhe vão ajudar.
-Força(For): serve para rolagem de dano, modificador
de perícias como saltar, o quanto de carga seu personagem carrega, serve também
para rolagem de acerto corpo a corpo, testes resistidos.
-Destreza(Des): serve para rolagem de acerto a distância,
teste de resistência de reflexos, CA, perícias como acrobacia, testes
resistidos.
-Constituição(Cons): serve para pontos de vida, teste
de resistência de fortitude, perícias como concentração, serve também para
definir tempo que se pode prender a respiração e ficar exposto a algumas condições
climáticas.
-Inteligência(Int): Serve para definir perícias diárias,
máximo de níveis de magias arcanas, magias arcanas adicionais, perícias como
conhecimento, define quantas línguas adicionais o personagem fala no início do
jogo e sua capacidade de compreender informações.
-Sabedoria(Sab): Serve para o teste de resistência de
vontade, máximo de níveis de magias divinas, magias adicionais divinas, perícias
como observar, demonstra a capacidade de armazenamento de informações que o
personagem possui.
-Carisma(Car): Serve para definir o quanto o
personagem é bonito e auto confiante, máximo de magias conjuradas por
personagens místicos baseados neste atributo, perícias como atuação, o quão
comunicativo o personagem é.
Agora que os atributos foram explicados, podemos saber que
estes atributos vão de 3 a
18 na criação de personagem, após isso não há limite para estes atributos. Para
identificarmos os bônus que eles concedem em nossas rolagens, perícias e muitos
outros, há tabelas no livro do jogador. No primeiro momento da criação do
personagem nos selecionamos cinco dados de seis lados ( D6) e os rolamos uma
vez para cada atributo. Para cada uma destas rolagens, lançamos os cindo D6
sendo que os dois menores resultados de cada rolagem são desconsiderados assim
somando apenas os três maiores resultados. Depois de feito o processo para cada
um dos seis atributos, repetimos as rolagens dos dois atributos mais baixos. Conseguindo
resultados maiores, eles são substituídos. Refazemos todo o processo como se fossemos
fazer outro personagem e no fim selecionamos o melhor conjunto de atributos. Em
seguida, somamos a pontuação toda e podemos distribuir da forma que desejarmos
entre os seis atributos sempre se lembrando do mínimo de 3 e o máximo de 18
iniciais. Se na somatória dos atrinutos o jogador não tiver um mínimo de 90
pontos, sua rolagem é substituída e ele passa a possuir 90 pontos totais para
distribuir em seus atributos.
Exemplo:
Sanchez no sábado me
torrou muito a paciência e permiti que ele rolasse os atributos para ele
planejar sua planilha. Os resultados da primeira rolagem foram: 16;14;13;18;11;13 a segunda rolagem ele tirou
11;17;15;18;12;17. Repetindo os dois resultados menores, ele obteve um 15 e um
17 que substituíram o 11 e o 12 da segunda rolagem. No fim ele ficou com
15,17,15,18,17,17 somando 99 pontos.
Decidindo entre Raça,
Classe, Tendência e Classe de Prestígio:
Esta é considerada a parte mais difícil
por muitos jogadores, pois envolve a decisão de vários fatores do personagem. Para
facilitar primeiro devemos identificar o que queremos do nosso personagem, sua
motivação como quer seu comportamento. Um exemplo seria decidirmos agora que
gostaria de jogar com uma espécie de cavaleiro da távola redonda, que seja leal
e que seja um grande lutador. Sua motivação seria a proteção de seu reino e a
expansão da glória e da honra de suas palavras. Feito esta escolha, agora vou
ver qual raça possui estas características lembrando sempre que este modo não é
regra, mas sim um facilitador. A raça que mais se assemelha a lealdade e proteção
são os anões. Fazemos agora a mesma coisa com a classe, como paladino se
encaixa perfeito, mas por razões pessoais muitos jogadores não gostam de
paladino, vamos escolher guerreiro. Como classe de prestígio foi escolhida a
protetor do grande reino, uma classe considerada orgulho dos anões. No fim,
temos um anão Leal e neutro com os primeiros cinco níveis de guerreiro e os
outros oito de protetor do grande reino.
Outra forma interessante é escolher um personagem de alguma
história que goste e procurar o que se assemelha com ele no D&D. Um exemplo
seria o Beowulf, um humano das terras do norte com tendência caótico e neutro
pertencente a classe bárbaro. Daí em diante é decidido a classe de prestígio de
acordo com o que o jogador que do futuro de seu personagem, no meu caso, eu
escolheria bárbaro frenético, pois Beowulf fica cego em sua batalha assim que
esta começa. Agora seria escolher um nome e bolar uma história.
Tesouros Iniciais:
Bem, os tesouros
iniciais são para tudo, ou seja, darei uma quantia de ouro inicial e os
jogadores terão que procurar no livro todos os equipamentos que vão portar,
comprá-los e anotá-los devidamente. O montante de ouro inicial para cada personagem
será de 45.000 PO. Todos os itens que serão escolhidos passarão por aprovação
quando me mostrarem suas planilhas. Qualquer item mágico que queiram comprar e
não acharam no livro como fazê-lo ou qualquer dúvida podem me perguntar.
Bônus:
Bem todas as etapas
anteriores são simples pois possuem todas as informações no livro e em tabelas
então fica extremamente simples montar. No final da criação do personagem de
vocês, eu gostaria que escrevessem uma história, ou seja, um prelúdio do
personagem de vocês. Neste prelúdio não será necessário que criem reinos ou
figuras importantes ou até mesmo a qual família/clã/casa vocês pertencem, porém
se quiserem fazê-lo, acharei ótimo. De acordo com o que fizerem em seus prelúdios
eu darei bônus em alguma coisa para vocês. Estes bônus podem ser qualquer coisa,
mas serão sempre algo para favorecê-los e mais uma coisa para dar uma
desvantagem.
A Paula empolgou com a rolagem do Sanchez e aproveitou para rolar também. O resultado final foi: 18,15,18,17,18,17 = 103 pontos. UM ABSURDO! Barrando esta rolagem apenas o primeiro anão que o Lahar fez no D&D!
ResponderExcluirOBS: Paulo, hoje você também não me escapa! auhauhauhauah
ResponderExcluirAeeeeew \o/ Vem pra cá cedo então tratante!
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